quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Icebers

"A Internet nos possibilita, muitas vezes, ver o que jamais imaginamos".

Essa frase, bem como as imagens que estou postando abaixo, me foram enviadas por e-mail, num desses encaminhados para várias pessoas ao mesmo tempo. Infelizmente, não conheço a autoria das fotos e nem dos textos explicativos que as acompanham. Obviamente, também não conheço as pessoas das fotos. No entanto, eu não poderia deixar de postar aqui essa beleza impressionante. Se alguém conhecer a autoria, por favor me avise que eu darei os devidos créditos.


Fantásticos icebergs estriados
Os Icebergs da Antartida por vezes apresentam estrias, faixas formadas por camadas de gelo que reagem a diferentes condições. As faixas azuis são criadas quando uma falha na folha de gelo é preenchida com água derretida que congela tão rapidamente que nem chega a formar bolhas. Quando o iceberg cai no mar, a água salgada pode congelar na parcela inferior. Esta água, rica em algas, pode formar uma faixa esverdeada. As faixas castanhas, pretas e amareladas, podem ser causadas por sedimentos, coletados enquanto o pedaço de gelo desliza na direção do mar.


Não é fantástico?

A água congelou no momento em que a onda estourava sobre o gelo. É assim que acontece na Antartida, que tem tido o tempo mais frio das últimas décadas. A água congela no momento que entra em contato com o ar. A temperatura da água já está, nesse momento, alguns graus abaixo do ponto de congelamento.


Veja a onda congelada no ar:






Um comentário:

Unknown disse...

Simplesmente Fantástico!

Bj

Michele